segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O COMPLEXO, COMPLEXO VÍÁRIO DO ENTROCAMENTO


    Foi liberada a circulação de veículo automotores pelo tão espera Complexo Viário do Entroncamento, um projeto pensado para minimizar o caótico e pesado trânsito na Região Metropolitana de Belém (RMB), e, que há anos todos esperavam por uma solução.
    Urge para tanto, algo que permita um rápido ir e vir de milhares de pessoas entre importantes áreas da cidade e com as cidades vizinhas dentro da RMB, uma vez que tal obra se localiza no principal acesso a capital paraense.
   O enorme fluxo de carros de passeio, ônibus, caminhões, carretas, motos e transportes alternativos (mototaxis e Vans) se tornou um caos nos horários de pico na área, com vários quilômetros de engarrafamentos, o estresse aos cidadãos, e, um custo incalculável a cidade e aos seus, exigem modificação urgentes para acabar com aqueles inúmeros problemas que só tendem a piorar ante, por exemplo, ao constante aumento de veículos na RMB.
   As vias são de ligação das avenidas Augusto Montenegro com a Pedro A. Cabral e seus respectivas ligações com a BR - 316 e seus retornos. As ligações entre a BR e a Av. Almte. Barroso para a Augusto Montenegro e vice-versa não passam pelos elevados, no entanto, não há retornos para a Almte. Barroso pelo Complexo, é preciso ir mais 1 km (um) para se fazer o retorno a mesma.
   Traduzindo, o projeto executivo é mal feito, nasceu errado em sua concepção e não vai solucionar o caos que tende a piorar o que já era muito ruim nos últimos anos.
  Somente com a introdução de outro serviço de transporte público de massa, que possa tirar os milhares de ônibus que circulam ao mesmo tempo, na mesma direção ao centro a capital,é que se poderá vislumbrar por mudanças, algo que só deverá acontecer daqui há algumas décadas, pois até agora só se fala em BRT um projeto medonho com outros erros de concepção que o futuro demonstrará o custo gigantesco de obras infrutíferas de uma política obtusa que não pensou na população.
Professor Kleber Duarte 

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